Este livro é o projeto final do meu Mestrado em Design, realizado na UA, e pretende refletir sobre a exploração do diálogo do conteúdo com a sua forma, transpondo a investigação realizada para o meu próprio processo projetual. Do meu ponto de vista, na representação gráfica, nada é completamente original. As referências, o contexto de trabalho, os conteúdos textuais produzidos, e as formas gráficas com as quais interagimos durante a fase do projeto, influenciam direta ou indiretamente, o seu rumo. Pelo que, muitas das escolhas gráficas e experimentações que realizei foram consequências diretas (racionais) ou indiretas (não refletidas) dos livros que toquei e vi, dos sítios que visitei, dos projetos com os quais me cruzei, e de técnicas que experimentei. Deste modo, algumas das escolhas gráficas neste projeto derivam também de livros que pertencem à bibliografia que sustenta esta dissertação. Outro fator relevante
a considerar é a contaminação. Enquanto designer, é recorrente trabalhar em vários projetos em simultâneo, pelo que muitas vezes, as escolhas gráficas e formais, transitam entre projetos.
   Produzir o conteúdo e a forma do livro permitiu-me ter um controlo holístico sobre todo o projeto, possibilitando o controlo de todas as variáveis e limitações que por mim foram impostas, durante a sua realização. O processo de desenvolvimento projetual iniciou-se com a produção dos conteúdos textuais e narrativos, passando para a recolha das imagens, definição do tamanho da publicação e tipo de encadernação tendo em consideração gastos e desperdícios de papel. Posteriormente foi realizado
o desenvolvimento gráfico do layout e paginação, design da capa, testes de impressão, e por fim, impressão, encadernação e acabamentos.
   Os capítulos foram representados graficamente como consequência da interpretação visual dos seus conteúdos. Assim, todos eles assumem uma forma diferente, que reflete e dá continuidade ao seu significado, diferindo em fontes usadas e layout. No entanto, há elementos que seguem a mesma lógica ao longo de todo o livro, com o objetivo de guiar o leitor ao longo da leitura, e evitar elementos que pudessem interferir na sua fluidez. 
   As páginas que dividem os capítulos apresentam experimentações com diferentes materiais e técnicas, que foram desenvolvidas durante o processo do projeto, e que contribuíram para a reflexão sobre as propriedades materiais do papel. Este livro é, assim, um aglomerado de experiências, e de infinitas possibilidades que a sua forma poderia tomar.

You may also like

Back to Top